Extensão

Projeto Ciência na Escola

Coordenação: Profa Dra. Karen J. Oliveira

O projeto de extensão Ciência na Escola visa provocar a curiosidade e a busca por respostas sobre assuntos relevantes na área de fisiologia endócrina e do sistema reprodutivo, nutrição e doenças metabólicas em alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Niterói. A obesidade e suas co-morbidades http://maleandfemale.net/russkij-bloger-delaet-parodii-na-fotografii-znamenitostej/ têm se tornado um importante problema de saúde pública em indivíduos de todas as idades. Portanto, a divulgação de conhecimento a respeito do que é a obesidade suas co-morbidades e de como a modificação dos hábitos do dia-a-dia podem promover saúde deve focar com extrema ênfase crianças e adolescentes e esta é uma das ações deste projeto. A segunda ação visa promover a divulgação de conhecimentos sobre a fisiologia da reprodução humana. Em países da América Latina, incluindo o Brasil, jovens com menos de 18 anos são responsáveis por aproximadamente 20% dos nascimentos, o que leva estas jovens a atravessar diversos desafios para continuar seus estudos, trabalhar, além de cuidar da sua saúde e da do bebê. Portanto, a divulgação de conhecimento para o público adolescente sobre a fisiologia da reprodução e métodos contraceptivos são de extrema importância. Estamos desenvolvendo atividades que envolvem a elaboração de jogos, banners e panfletos para os encontros realizadas nas escolas, assim como divulgação por mídias eletrônicas.

Atualmente o projeto conta com a participação de 6 alunos de graduação dos cursos de medicina, biomedicina, biologia e nutrição da UFF, além de 3 pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas. Desta forma, são beneficiados além dos alunos do público alvo do ensino fundamental e médio, os alunos da equipe que participam de discussões constantes sobre os assuntos a serem abordados.


Projeto: O cérebro e os sentidos

Coordenação: Leticia de Oliveira, Isabel de Paula Antunes Davis e Mirtes Garcia Pereira

A utilização de abordagens interativas e inovadoras no ensino do sistema nervoso nas escolas ainda é muito restrito. Tal restrição torna o entendimento do sistema nervoso deficitário e de difícil compreensão por parte dos alunos. Este projeto de extensão visa a divulgação para alunos do ensino fundamental e médio dos conhecimentos básicos em neurociências, especialmente no que se refere ao cérebro e os sentidos, possibilitando uma aprendizagem agradável e significativa. Para isso, foi preparada uma apresentação de aproximadamente 1 hora com informações teóricas sobre os 5 sentidos (visão, audição, tato, gustação e olfação) alternadas com intervenções práticas e interativas. Ao final da apresentação os estudantes serão convidados a preencher um questionário para avaliar os conteúdos abordados e como melhorá-los.

Notícias

III Encontro Científico do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

III Encontro Científico do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

    O III encontro Científico foi realizado no dia 27 de novembro, pela manhã teve a[...]
Projeto: O cérebro e os sentidos

Projeto: O cérebro e os sentidos

  Coordenação: Leticia de Oliveira, Isabel de Paula Antunes Davis e Mirtes Garcia Pereira &nb[...]
Curso de Verão

Curso de Verão

    O Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em essay custom writingCiências Biom[...]
No thumbnail available

Divulgação Científica

You may have some questions before you buy essay writing services from us, and we are happy to provi[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados