Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas – Fisiologia e Farmacologia

Linhas de Pesquisa

  1. Respostas e adaptações fisiológicas às diferentes formas de estresse

Descrição da Linha: Descrição dos mecanismos fisiológicos envolvidos nas respostas (efeitos agudos) e adaptações (efeitos crônicos) do organismo às diferentes formas de estresse físico e mental.

Docentes: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, Pedro Paulo da Silva Soares, Karen Oliveira e Natália Galito.

Projetos de Pesquisa

1.1 Resposta hemodinâmica, reatividade vascular e modulação autonômica: Interação entre o estresse mental e exercício físico. Descrição: Investigação das respostas hemodinâmicas e autonômicas ao estresse mental em indivíduos saudáveis após a realização de exercício dinâmico.

1.2 Efeito da ativação de ergorreceptores e comando central sobre as respostas dos componentes vasomotor, cardíaco e cerebral em seres humanos. Descrição: Estudo dos mecanismos de controle neural do sistema cardiovascular durante o exercício estático e dinâmico, envolvendo sinais aferentes de ergorreceptores musculares e comando central.

1.3 Respostas e adaptações cardiovasculares e respiratórias aos diferentes tipos de exercício físico. Descrição: Investigação da influência da intensidade, duração, da fadiga muscular respiratória e do intervalo entre sessões sobre mecanismos neurais de controle cardiovascular e controle do fluxo periférico.

1.4 Diferenças sexuais no controle vascular coronário durante manobras simpatoexcitatórias em hipertensos: contribuição dos receptores adrenérgicos. 

  1. “Fisiopatologia Cardiometabólica: Modelos Clínicos e Experimentais”

Docentes: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, Pedro Paulo da Silva Soares, Elizabeth Maróstica, Karen Oliveira e Natalia Galito, Eliete Frantz.

Projetos de Pesquisa

2.1. Estudo da função tireoidiana em modelos experimentais que envolvem distúrbios metabólicos

2.2. Mecanismos bioquímicos, celulares e genéticos da adaptação da função endotelial ao exercício físico e dieta em indivíduos sob risco cardiometabólico – Descrição: Investigação  impacto de uma intervenção com exercícios físicos e dieta sobre mecanismos bioquímicos, celulares e genéticos relacionados à função endotelial e reatividade vascular de indivíduos sob risco cardiometabólico que possuem síndrome metabólica.

2.3. Caracterização de fatores envolvidos no aparecimento da disfunção endotelial ao longo do desenvolvimento de sobrepeso e obesidade em ratos – Descrição: A proposta deste projeto é investigar o perfil de marcadores inflamatórios, NO, adipocitocinas, moléculas de adesão e fatores de crescimento durante a fase de sobrepeso e instalação da obesidade em animais experimentais para viabilizar o estudo de mecanismos celulares.

2.4. Impacto do estresse crônico em ratas Wistar grávidas sobre a função vascular na prole de machos e fêmeas. Descrição: Determinar o impacto do estresse crônico variável durante a gestação de ratas Wistar sobre a função vascular em sua prole 30, 60 e 90 dias após o nascimento.

  1. Ação Sistêmica dos Fármacos e Fármacos Experimentais : Modelos Clínicos e Experimentais

Docentes: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, Pedro Paulo da Silva Soares, Elizabeth Maróstica, Natália Galito, Eliete Frantz e Fernanda Carla Ferreira De Brito.

Projetos de Pesquisa: Descrição dos mecanismos de ação de fármacos que atuam sobre a regulação dos diferentes sistemas, assim como a investigação de suas implicações terapêuticas.

3.1 Estudos Pré-clínicos dos Efeitos de Novos Compostos Candidatos a Fármacos Anti-Aterogênicos Sobre o Trato Reprodutor Masculino – Descrição: O projeto visa dar continuidade a caracterização farmacológica de novos candidatos a fármacos antiaterogênicos, avaliando os possíveis efeitos tóxicos destes novos compostos sobre o trato reprodutor e gameta masculino, através de análise histopatológica e morfométrica e dosagens hormonais. Uma vez que as doenças cardiovasculares têm acometido um a faixa etária cada vez mais jovem, ainda em idade reprodutiva, este estudo visa não apenas viabilizar a aplicabilidade dos compostos na cardiologia, mas também garantir a segurança relacionada à fertilidade.

3.3 Modulação colinérgica da função cardiovascular. Descrição: Investigação das modificações induzidas pela estimulação colinérgica farmacológica sobre a regulação do sistema cardiocirculatório.

3.4 O papel do estresse oxidativo mediado pela angiotensina II na disfunção endotelial induzida por estresse mental: uma abordagem translacional. Descrição: determinar os efeitos da angiotensina II mediada pelo AT1R após o estresse mental sobre biomarcadores endoteliais e oxidativos em indivíduos saudáveis e com sobrepeso/obesidade.

3.5 Farmacologia cardiovascular básica – Emprego de modelos experimentais de doenças cardiovasculares para o estudo e desenvolvimento de novas abordagens farmacológicas.Dedica-se ao desenvolvimento de modelos experimentais de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, síndrome metabólica e cardiomiopatias, em animais. Uma vez estabelecidos, esses modelos são utilizados para a avaliação de novos compostos bioativos, investigação sobre reposicionamento de fármacos, investigação do desenvolvimento da doença com condições amplificadoras e o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento e tratamento farmacológico desses processos.

  1. Neuroquímica e Neurofarmacologia 

Docentes: Regina Kubrusly, Pablo Pandolfo e Karin Calaza

Descrição: Estudar a expressão e a funcionalidade das enzimas de síntese de dopamina durante o desenvolvimento do SNC e a comunicação dopaminérgica sob a ação de agentes psicoestimulantes.

Projetos de Pesquisa:

4.1  O uso de metilfenidato em animais hiperativos e suscetibilidade ao uso de cocaína na adolescência. Descrição: Estamos avaliando se a exposição crônica a ritalina no período da adolescência interfere com a suscetibilidade a dependência por cocaína na vida adulta. Nesta etapa estamos verificando os níveis de expressão e funcionalidade de receptores D1 e DAT no córtex de ratos “wistar”e “SHR” após um desafio com cocaína no início da vida adulta destes animais.

4.2  Modulação induzida por cocaína nos níveis extracelulares de gaba e glutamato no SNC e interfere com comportamentos relacionados à geração de ansiedade. Descrição: As drogas de abuso possuem diferentes alvos neuroquímicos, entretanto quase todas ativam os neurônios dopaminérgicos do sistema mesocorticlímbico que elevam os níveis extracelulares de dopamina. Agentes psico-estimulantes, como (COC), podem atuar em diferentes alvos catecolaminérgicos, dentre os mais estudados estão os efeitos da (COC) sobre os transportadores dopaminérgicos. Entretanto, tem sido descrito que a elevação dos níveis extracelulares de dopamina no cérebro pode modular sinapses excitatórias no SNC, principalmente as glutamatérgicas. Usuários de (COC) podem utilizar a droga em qualquer lugar, por muitas vezes e por muitos anos, antes de se tornarem dependentes. Contudo, em um determinado momento, a administração da mesma, se torna compulsiva assim como, a dificuldade de resistir ao uso, se torna maior. Determinar o que acontece no cérebro destes usuários tem sido objetivo de várias linhas de pesquisa que tentam entender os aspectos neuroquímicos envolvidos com a geração da dependência por cocaína.

4.3: Estudo do potencial neuroprotetor de substâncias neuroativas em em modelos de retinopatias e durante o desenvolvimento. Descrição: A retina é o tecido responsável pela  tradução da luz e desempenha um papel importante no pré-processamento da informação luminosa, como contraste, movimento etc. Por isso, patologias que atingem esse tecido impactam diretamente a visão. O presente projeto tem o objetivo de estudar os mecanismos patofisiológicos de retinopatias, utilizando modelos animais, na busca de possíveis alvos moleculares  neuroprotetores. Nesse sentido, temos também estudado a organização morfo-funcional da retina sabendo que o conhecimento a respeito da fisiologia do tecido pode colaborar com informações que auxiliam/direcionam os estudos das retinopatias. Este projeto também tem o objetivo de avaliar os mecanismos moleculares e celulares de desenvolvimento da retina e a ação de neuromediadores (GABA, adenosina, entre outros) e moléculas exógenas como cafeína e canabinoides. Muitas das informações a respeito da fisiologia, e dos distúrbios do sistema nervoso central tiveram origem em estudos do seu desenvolvimento. Assim, a investigação do desenvolvimento do sistema nervoso também consiste em uma janela de conhecimento para compreensão do funcionamento do tecido maduro e de doenças. 

  1. Neurofisiologia do comportamento

Descrição: Investigação das bases neurais e psicofisiológicas do comportamento.

Docentes: Letícia de Oliveira, Mirtes Garcia Pereira, Isabel Antunes, Izabela Mocaiber

Projetos de Pesquisa:

5.1 Interação entre atenção e emoção e seus efeitos sobre o comportamento. Descrição: O interesse deste projeto é elucidar de que forma os sistemas emocionais e atencionais interagem para direcionar o comportamento.  Atenção e a emoção têm sido estudadas de maneira bastante independente no passado e o desafio deste projeto é contribuir para o entendimento da influência mútua que estes dois sistemas exercem um sobre o outro.  Nesta linha objetivamos investigar o efeito da apresentação de figuras emocionais positivas e negativas sobre o comportamento e como estes efeitos podem ser modificados pela execução de tarefas atencionais com diferentes níveis de demanda cognitiva.

5.2 Aspectos biológicos do comportamento alimentar.Pretendemos através desta linha de pesquisa, avaliar, através de medidas psicométricas e do registro eletroencefalográfico, se advertências textuais são capazes de modular a avaliação subjetiva e a resposta cerebral do indivíduo frente a imagem de um alimento de alto valor calórico e baixo valor nutricional.

5.3 Investigação da vulnerabilidade e resistência ao estresse. Descrição: Nesta linha investigamos as respostas psicofisiológicas à estimulação aversiva e a capacidade de regulação dessas respostas. O presente projeto visa estabelecer como as predisposições emocionais podem modular as respostas a contextos estressantes em voluntários saudáveis e em pacientes com distúrbios psiquiátricos. Também investigaremos como e em que circunstâncias, a indução de um estado de afeto mais positivo é capaz de aumentar a resistência (resiliência) ao estresse. Pretendemos investigar os substratos neurobiológicos que conferem uma maior capacidade de enfrentar situações estressantes com consequências patológicas mínimas e extrair desse conhecimento dados que permitam propor estratégias de prevenção e de atenuação dos efeitos deletérios para a saúde.

5.4 Impacto da visualização de imagens de violência urbana: um estudo da cascata defensiva em humanos. Descrição: Nesta linha, estamos interessados em avaliar como a experiência de um indivíduo com situações de violência pode influenciar o seu comportamento, suas respostas autonômicas (frequência cardíaca e condutância da pele) e a reatividade cerebral à estímulos desagradáveis de violência.

  1. Prospecção de moléculas naturais e sintéticas com efeito antiveneno e antihemostático.

Docente: André Lopes Fuly

Esta linha de pesquisa possui dois projetos de pesquisa com os seguintes objetivos:

1- Avaliar a capacidade de moléculas oriundas de fontes naturais (como algas e esponjas marinhas e plantas) e/ou sintéticas (derivados de sulfonamida e triazol) em inibir efeitos tóxicos e farmacológicos causados por venenos de serpentes brasileiras do gênero Bothrops, Lachesis e Crotalus.

2- Investigar moléculas oriundas de fontes naturais (como algas e esponjas marinhas e plantas) e/ou sintéticas (derivados de sulfonamida e triazol) em inibir a coagulação do plasma e agregação plaquetária.

Em ambos os projetos de pesquisa, busca-se o desenvolvimento de fármacos que possam ser usados para o tratamento de acidentes ofídicos ou em distúrbios vasculares, em substituição e/ou uso complementar aos atuais tratamentos empregados.

  1. Fisiopatologia celular e molecular:

Descrição: Esta linha de pesquisa engloba estudos de caracterização de biomarcadores moleculares e de genes envolvidos na progressão tumoral.

Docente: Etel Rodrigues Pereira Gimba

Projetos de Pesquisa :

7.1. Caracterização do perfil de expressão e do papel funccional de genes envolvidos no surgimento e progressão de tumores, em especial variantes de splicing da osteopontina e do gene p53 em diversos tipos tumorais.  Também vem sendo estudado o papel fisiopatológico do RNA não codificante PCA3. Nestes estudos, utilizamos linhagens celulares e amostras teciduais de pacientes com distintos tipos de câncer para avaliar a expressão de biomarcadores e potenciais novos alvos de abordagens terapêuticas. Utilizamos distintas estratégias celulares e moleculares para melhor compreender a função de produtos gênicos específicos no desenvolvimento de tumores.

Translate »
Skip to content